Responsabilidade social

teatro-fantoches

Compromissos que fazem parte da estrutura da empresa

Considerada um fator decisivo para o desenvolvimento e crescimento das empresas, a responsabilidade social passou a ser determinante até para o consumidor. Muitos já compram produtos de olho nos rótulos sociais e ambientais e se recusam a adquirir algo que tenha sido produzido por quem desrespeita este item. Para a Aegea, contribuir para uma sociedade mais justa e para um meio ambiente mais limpo estão as grandes prioridades, afinal, para ela, ser socialmente responsável é mais do que um conceito: é um pré-requisito básico para o funcionamento de suas empresas.

Está completamente arraigada nas estratégias das empresas, que priorizam a busca por melhores resultados econômicos com o menor impacto ambiental. A responsabilidade social está implícita ainda na forma como a holding lida com seus funcionários, pois faz parte do seu modelo operacional. Eles têm participação ativa nas decisões das empresas e nos lucros. Os clientes estão na mesma ordem de grandeza. Investimentos na melhoria do atendimento são constantes e a Aegea tem vários canais e programas para se aproximar e dialogar com todos, desde investidores até os usuários dos serviços.

O tema é tão importante que as empresas têm vários projetos e ações para este fim, além de contarem com o apoio do Instituto Equipav, criado só para este fim. A cada edição, mostraremos aqui um pouco destas realizações.

saude-nota-10

SAÚDE NOTA 10

O programa da Aegea de educação ambiental é sucesso de público. Salas, teatros ou quadras esportivas transformadas em palco completamente lotadas onde se ouvem aplausos, muitas risadas e pedidos de bis. É assim que geralmente terminam as atividades do Saúde Nota 10, um programa que leva educação ambiental para os alunos das redes municipal e estadual de ensino. Só em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, quase 100 mil estudantes já participaram do Programa, realizado na cidade pela Águas Guariroba. No Rio de Janeiro, a Prolagos levou o Saúde Nota 10 para mais de 6 mil alunos. A Águas do Mirante, em Piracicaba, começou a desenvolver o Programa há menos de um ano e já foi premiada.

prolaguitos

Por trás do clima festivo, está um conteúdo cuidadosamente elaborado para conscientizar os estudantes sobre os benefícios do esgoto tratado para a saúde, meio ambiente e qualidade de vida. Eles aprendem também sobre a importância da água tratada para o consumo humano e o papel de cada um na preservação dos recursos hídricos. Os conceitos de saneamento e sustentabilidade são repassados através de atividades em salas de aula desenvolvidas de acordo com a faixa etária.. Os alunos recebem ainda uma revista de educação ambiental feita exclusivamente para o projeto e participam de concursos que estimulam a pesquisa sobre saneamento.dona-mirantinha

Programação valoriza produção artística regional

Em cada um dos 3 estados onde é realizado o Saúde Nota 10 recebe adequações na linguagem e nos personagens de acordo com as características regionais, valorizando o trabalho dos artistas locais. Assim, em Campo Grande, a montagem do grupo Florescer no Cerrado, dirigido por Lú Bigattão, conta a história da Guaribinha, a mascote da concessionária Águas Guariroba. No palco, ela é uma capivara que passa a infância no Pantanal e, junto com sua turma, luta contra a poluição dos rios. Adulta, se torna professora e vai para a cidade, onde continua suas lições, agora voltadas para o saneamento. O espetáculo tem bonecos criados pelo artista Wilson Motta e uma trilha sonora exclusiva, composta pelo músico Willian Carvalho.

No Rio de Janeiro, “As Aventuras do Mundo Encanado” é ambientada em uma lagoa onde vive o polvo Prolaguito, uma referência à Lagoa Araruama, um dos principais recursos hídricos da Região dos Lagos, onde a concessionária atua. Com incentivo da Lei Rouanet e apoio do Instituto Equipav, a peça é produzida pela Trupe Falcatrua, com os atores Cesar Valentim, Ricardo Amorim, Manuela De Lellis e Rafaela Solano. O espetáculo da Águas do Mirante, em Piracicaba, conta a história da Dona Mirandinha, uma garça que enfrenta o drama de viver em um rio poluído e vê suas penas brancas sujas de óleo. Para reverter a situação, ela conta com a ajuda dos outros habitantes do rio e inclusive do homem, na figura de um caipira pescador, personagem tradicional em Piracicaba. Com sabedoria e bom humor, eles mostram a importância da preservação.

Topo