Gestão de Sistemas de Saneamento

gss

Uma empresa criada para levar a excelência da Aegea para todo lugar

Toda a expertise adquirida com o trabalho realizado pela Aegea em 25 municípios de 5 estados brasileiros agora virou marca. É a GSS, Gestão de Sistemas de Saneamento, a nova empresa da holding, especializada na prestação de serviços em todo o setor de saneamento. Com profissionais altamente capacitados, visão estratégica de mercado e formatada para uma ampla atuação, a empresa nasce pronta para levar este atendimento a todos os lugares onde houver necessidade através de contratos com entidades públicas ou privadas.

“A GSS – Gestão de Sistemas de Saneamento – nasceu com a missão de reforçar e ampliar a atuação da AEGEA em toda a cadeia de valor do setor, utilizando-se de sua expertise adquirida em anos de atuação em contratos de concessão de tratamento e distribuição de água e tratamento de esgoto.

Em um momento em que a população brasileira clama pela universalização do acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário, e os recursos públicos para estes fins tornam-se cada vez mais escassos, a GSS está pronta para atuar junto à entidades públicas ou privadas prestando serviços nos setores de Recuperação de Perdas Comercias, de Gestão Comercial, que envolve desde o cadastro até novas instalações, e a Gestão da Distribuição de Água.

Além disto, o Brasil perde, em média, 40% de toda água que produz, enfrenta sérios problemas para gerir de forma austera e ágil os serviços que presta à população, e tem extrema dificuldade na implantação de sistemas e tecnologia de ponta para controlar todo o processo de captação, tratamento e distribuição de água. As empresas da Aegea desenvolveram know how em todas estas questões e é este conhecimento adquirido que está por trás da nossa nova empresa.

Temos a certeza que através da GSS poderemos contribuir com os órgãos públicos e autarquias para a melhora permanente dos indicadores operacionais do setor, Pretendemos, e temos plena convicção de nossa capacidade para, no médio prazo, sermos referência nacional no setor pela qualidade do serviço prestado e eficiência operacional”.

Emerson Bittar, Presidente da GSS, Gestão de Sistemas de Saneamento

Serviços prestados pela empresa GSS – Gestão de Sistemas de Saneamento

A GSS está apta a atuar nos setores de Recuperação de Perdas Comerciais, que faz detecção e correção de fraudes, erros de leitura, submedição de hidrômetros. Pode fazer Gestão Comercial, que inclui cadastro, medição, faturamento, corte e religação, novas instalações, atendimento e gerenciamento de usuários. E também tem expertise em Gestão da Distribuição de Água, fazendo operação de todos os sistemas de saneamento.

NACIONAL ÁGUAS E SANEAMENTO

GSS garante abastecimento de qualidade o ano todo em Penha, SC

Através da GSS – Gestão de Sistemas de Saneamento, a experiência e a excelência da Aegea chegam à Penha, em Santa Catarina. Em outubro de 2012, a holding adquiriu 50% da Nacional Águas e Saneamento, responsável pela operação, manutenção e gerenciamento do sistema de abastecimento de água local. Com a atuação da empresa, em menos de um ano já resolveu um dos principais problemas que os moradores enfrentavam em relação ao abastecimento: a falta de água.

População 4 vezes maior na alta temporada

Cercada pelas belas praias do litoral norte e de locais como o Beto Carrero World, um dos maiores parques multitemáticos do país, a cidade é considerada a capital do turismo temático catarinense. O interesse dos turistas faz com que a população da cidade passe de 25 mil habitantes para mais de 100 mil na alta temporada e, apesar da rede de água chegar a 100% da população, era comum ocorrer problemas com o abastecimento.

“Todos os anos a cidade enfrentava problemas com o abastecimento de água. A Nacional Águas foi contratada e começou a atuar bem no início da alta temporada. Implantamos uma série de ações para resolver o abastecimento e já obtivemos bons resultados, conseguindo atender a demanda em todo o período”, afirma Sidney Marques Junior, Diretor Executivo da Nacional Águas e Saneamento.

Entre as ações, estão a implantação de uma gestão de qualidade na distribuição de água, recuperação de instalações e equipamentos, redução de perdas e outras melhorias no serviço de abastecimento. A Nacional Águas e Saneamento conseguiu atender ao aumento de demanda e também melhorou a qualidade da água que chega aos usuários.

“A gestão de um sistema de abastecimento deve ser feita levando em conta todos os aspectos, que vai desde o controle da qualidade da água até a garantia da receita da companhia, através de uma leitura bem feita e nós desenvolvemos know how para realizar bem todas as etapas”, explica Sidney, esclarecendo uma tendência no setor de saneamento, que é a terceirização de determinados serviços.

A garantia da receita, citada por ele, inclui desde o treinamento do leiturista, que vai à campo fazer a medição, até a instalação de laboratórios de hidrômetros. A Aegea dá atenção para os dois: investe em capacitação e treinamento profissional e desenvolve sistemas de análise para gestão de perdas comerciais que inclui, por exemplo, o controle do funcionamento dos hidrômetros.

“Quando assinamos um contrato de prestação de serviços, assumimos a responsabilidade por este trabalho”, relata Sidney. E continua: “analisamos tudo, apontamos os equipamentos que precisam ser trocados, a rede que precisa ser ampliada, mantemos os dados cadastrais em dia, enfim, cuidamos do sistema do início ao fim”.

Este cuidado implica em uma lista enorme de competências que vão desde o atendimento de solicitações de usuários até o tratamento de efluentes industriais. Isto é gestão de qualidade e é isso que a Aegea tem demonstrado que sabe fazer em todos os locais onde atua. Com a nova empresa de Gestão de Sistemas de Saneamento, a GSS, a holding pode levar este conhecimento para qualquer ponto do país, ou fora dele, onde houver necessidade.

Nacional Águas e Saneamento

Assinatura do contrato: Dezembro de 2011

Entrada da AEGEA no projeto: Outubro de 2012

Atendimento: 11,5 mil domicílios atendidos

186 km de rede de água

Topo